Algumas sugestões de filmes com temas de superação.

Independente de qualquer coisa, estes filmes podem ajudar você a entender que limitações são comuns e que muitas vezes podem ser vencidas… Todos nós temos algo a superar, acreditem.

Boa sessão pipoca:

Sugestões de filmes com temas abrangendo algum tipo de deficiência

1. A Casa. Um grupo de mulheres portadoras de deficiência mental que falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones.

2. A Cor do Paraíso. Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, na escola especial para cegos; o seu pai está relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões de se casar de novo.

3. A Força de um Campeão. A luta de um rapaz contra o câncer que o obriga a amputar a perna. Para obter doações para instituições ligadas a pessoas com câncer, ele atravessa todo o Canadá com apenas uma perna.

4. A Maçã. Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.

5. A Pessoa é para o que Nasce. História de 3 irmãs cegas de Campina Grande, Paraíba, dirigido por Roberto Berliner.

6. À Primeira Vista. Uma arquiteta de férias num hotel apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para voltar a enxergar. Mostra as dificuldades do voltar a enxergar.

7. À Procura de Mr. Goodbar. Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos.

8. À Sombra do Piano. Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível.

9. After Life. Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.

10. Além dos meus olhos. Ethel e James são um casal de cegos. Sempre viveram bem. Não podem ter filhos e lutam contra a burocracia do Estado e a desconfiança dos assistentes sociais para adotar uma criança.

11. Amargo Regresso. Esposa de oficial americano que luta no Vietnã encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.

12. Amy. Uma mulher deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.

13. As crianças estão bem. Garoto propaganda da MDA (Associação de Distrofia Muscular) torna-se ativista dos direitos dos portadores de deficiência e lidera campanha contra o Telethon, programa de tv apresentado por Jerry Lewis.

14. Asas da Liberdade. Um ex-combatente do Vietnã é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.

15. Belinda. História de uma mulher surda, estrelada por Jane Wyman, que ganhou o Oscar.

16. Benny e Joon: Corações em conflito. Benny e Joon são irmãos. Ele, mais velho, toma conta dela. Joon se apaixona por Sam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la.

17. Bicho de Sete Cabeças. Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que o submete.

18. Blink – Num Piscar de Olhos. Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.

19. Carne Trêmula. Um policial é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.

20. Casamento Proibido. Hedir, paraplégico desde os 15 anos, foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica em função de uma lei do Vaticano de 1084, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.

21. Castelos de Gelo. Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

22. Cegos, Surdos e Loucos. Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.

23. Como uma borboleta. Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.

24. Dançando no Escuro. Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Está perdendo a visão e tenta esconder isso. Seu filho é geneticamente condenado a também desenvolver a doença.

25. De Porta em Porta. Rapaz, que sofreu mal uso do fórceps no nascimento, topa trabalhar numa área em que vendedor algum teve resultado. Além do êxito, conquista destaque entre os vendedores. História verídica.

26. Desafio sem limites. Jogador de futebol americano fica cego. Um dentista paraplégico lhe propõe uma parceria: enfrentarem, juntos, um campeonato de canoagem. Baseado em fatos reais.

27. Desejos inconfessos. As pessoas portadoras de deficiência lutam para serem reconhecidas como pessoas aptas a explorar sua sexualidade e levar uma vida sexual ativa.

28. Desembucha. Engraçado e contundente retrato dos esforços de Jeff Shames para superar sua gagueira e a negação de seu pai.

29. Dr. Fantástico. Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico.

30. E aí meu Irmão, cadê você? Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.

31. Encarando. O vizinho de uma jovem portadora de deficiência é obrigado a encarar seus sentimentos a respeito de um recente e fugaz encontro amoroso com ela.

32. Epidemia. Nos anos 50, na Dinamarca, milhares de pessoas foram infectadas pela poliomielite. Niels Frandsen procura as palavras e as imagens para um registro histórico e pessoal.

33. Escola para todos. Documentário sobre o problema do acesso à educação para crianças portadoras de deficiência na Rússia e a interação entre portadoras e não-portadoras de deficiência em uma escola inclusiva.

34. Eterno Amor. Mathilde tem deficiência física, em virtude de poliomelite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor e conseguir o que deseja.

35. Experimentando a Vida. Molly McKay tem autismo. Com o fechamento da instituição onde vive, seu irmão, fica com sua guarda. Ele não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos, são como dois estranhos.

36. Feliz Aniversário Talidomida. Mat Fraser adquiriu deficiência devido ao uso de talidomida por sua mãe durante a gestação. No Brasil, Mat investiga o uso da droga e conhece mulheres que ainda a usam.

37. Feliz Ano Velho. Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho.

38. Filhos do Silêncio. Professor da linguagem de sinais para deficientes auditivos apaixona-se por uma surda que tem dificuldades de relacionamento.

39. Forrest Gump – O Contador de Histórias. Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média. Há também um amputado das pernas.

40. Frida. História de Frida Kahlo, pintora mexicana que sofreu um acidente aos 17 anos. Trata de sua deficiência física e traz uma mensagem de coragem e força.

41. Gaby – Uma História Verdadeira. A história de Gaby Brimmer que, sem andar, falar nem mexer as mãos, escreveu um livro com o pé em uma máquina de escrever elétrica.

42. Gattaca. Num mundo onde as pessoas são manipuladas geneticamente, rapaz concebido pelo método natural tenta esconder seus defeitos assumindo identidade de outro que ficou paraplégico.

43. Gente que voa Um campeão mundial de pipas e suas tentativas de ensinar seu chefe cego a empinar pipas. Um documentário sobre duas pessoas e suas paixões pelo vôo.

44. Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente mental. A chegada de uma jovem muda sua vida.

45. Janela da Alma. Dezenove pessoas com deficiência visual contam como se vêem, como vêem os outros e como se relacionam com o mundo.

46. Johnny vai à Guerra. Um jovem retorna da primeira guerra mundial sem os braços, pernas e um pedaço do rosto.

47. King Gimp. Vencedor do Oscar, este documentário retrata a vida de uma pessoa com paralisia cerebral.

48. Lágrimas do Silêncio. Atriz surda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido. Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça.

49. Leon Y Olvido. Filme espanhol sobre síndrome de Down.

50. Lua de Mel. Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhece um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto.

51. Luzes da Cidade. Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas buscando dinheiro para recuperar a visão da moça.
.
52. Mar Adentro. Ramón Sampedro é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos.

53. Melhor Impossível -foi um grande avanço. Jack Nicholson deu à Desordem Obsessiva-Compulsiva um rosto.

54. Mentes que brilham. Conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, enfrentando muitos desafios em sua vida.

55. Meu filho meu mundo. A luta de um casal que tem um filho autista de três anos de idade e todo empenho e dedicação da família para inseri-lo na sociedade.

56. Meu Nome é Rádio. Técnico de futebol faz amizade com Radio, um estudante de colegial com deficiência mental. Radio se transforma de um garoto tímido em uma inspiração para a comunidade onde vive.

57. Meu Pé Esquerdo. A história real do escritor irlandês Christy Brown, que tem paralisia cerebral e aprende a pintar e escrever com seu pé esquerdo. Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante.

58. Minha vida. As carreiras dos atores de Rachel Manning e George Vukojevic foram interrompidas pelo uso de drogas e bebidas. Após dez anos em tratamento, surge uma oportunidade de voltar ao palco.

59. Mito urbano Um homem e uma mulher quase namoraram há 16 anos atrás e que reencontram-se por acaso.. Esta é uma história de oportunidades perdidas, ansiedade e desejo.

60. Mr. Holland - Adorável Professor. Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a família. Ao descobrir a surdez de seu filho, sofre e decide organizar um concerto para deficientes auditivos.

61. Mulheres Ferreiras. Em 1997, em Uganda e no Quênia, três mulheres decidem que seus destinos dependem de suas mãos. e aprendem a construir cadeiras de rodas – assegurando assim sua própria mobilidade.

62. Nascido anormal. Em meio a lendários artistas portadores de deficiências, Mat, vítima da talidomida, se apresenta no último freakshow sobrevivente nos Estados Unidos.

63. Nascido em 4 de Julho. Soldado é ferido no Vietnã e fica paraplégico. Torna-se ativista político contrário à guerra e é visto como um traidor. Baseado em história real e vencedor do Oscar de Direção e Montagem.

64. Nell. Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.

65. Nenhum a Menos. Uma garota chega a uma aldeiazinha no interior da China para substituir o antigo professor que precisa fazer uma viagem. Quando um aluno foge da escola, ela decide a qualquer custo reaver o aluno.

66. Nicky e Gino. Nick tem deficiência mental, e é lixeiro por ocupação. Gino, seu irmão, começa carreira de médico. Nick é ingênuo e depende de Gino para se livrar da hostilidade do mundo.

67. Ninguém é perfeito. Homem sofre um derrame e recebe lições de uma drag queen.

68. No Meio do Caminho. O documentário apresenta o cotidiano de quatro pessoas com dificuldades de locomoção, discutindo o tema da acessibilidade na Grande São Paulo.

69. Nós Sempre o Amaremos. Pais pobres entregam para adoção seus filhos gêmeos, sendo um cardíaco e o outro com síndrome de Down, mas a avó resolve lutar pela guarda das crianças.

70. O Arrecadador da Rua Bedford. Larry Selman, portador de deficiência mental, é bastante ativo na comunidade. Quando seu único parente fica impossibilitado de ajudá-lo, seus vizinhos se juntam para proteger seu estilo de vida independente.

71. O Aviador. Trata do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, e conta a história de um pioneiro da aviação.

72. O Colecionador de Ossos. Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu trabalho, desmascarando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policial.

73. O Despertar para Vida. A convivência de algumas pessoas com lesão medular em um centro de reabilitação.

74. O Enigma de Kaspar Hausen. História de uma indíviduo que nunca teve contato com a civilização e passa por um processo de aprendizagem.

75. O Franco Atirador. História de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra do Vietnã em suas vidas.

76. O Garoto que Podia Voar. Após a morte dos pais num acidente de avião, garoto se fecha e não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é tratado como autista.

77. O Garoto Selvagem. Conta a historia das experiências pedagógicas de Itard.

78. O Grande Lebowski. Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. É confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por bandidos, seqüestradores, advogados e pela polícia.

79. O Homem Elefante. Baseado em história real, um homem deformado por uma doença congênita trabalha em um circo de aberrações. Com a ajuda de um médico, tenta recuperar sua dignidade.

80. O Jarro. Um profesor que trabalha em uma escola numa aldeia e seus alunos bebem água de um jarro enorme. Este jarro um dia aparece rachado e se desenrola toda a trama da história.

81. O Milagre de Anne Sullivan. Professora tenta fazer Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, entender melhor as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram.

82. O Milagre de uma Mãe. História de uma mulher que adota, cria e descobre o talento musical em um paralítico cerebral

83. O Oitavo Dia. Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela rapaz com síndrome de Down; uma forte amizade desenvolve-se entre os dois. Prêmio de melhores atores em Cannes.

84. O Óleo de Lorenzo. Baseado em fatos reais, o filme conta a luta dos pais de Lorenzo para salvá-lo de uma doença rara diagnosticada como incurável.

85. O Ovo da Serpente. Filme de Ingmar Bergman sobre o nascimento de um novo líder, Adolf Hitler, no anos 20.

86. O Ovo. Um perfeito ovo frito, servido numa lanchonete de beira de estrada a um portador de deficiência, às quatro da manhã, provoca mudanças na vida de todos os presentes.

87. O Pequeno Milagre. Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e inteligência.

88. O Piano. Uma deficiente auditiva casa-se com um proprietário de terras. Ela comunica-se através de um piano.

89. O Povo contra Larry Flynt. Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico.

90. O Silêncio. História de um menino cego que se orienta pelo sons e trabalha num local afinando instrumentos musicais e conhece o mundo por outros canais.

91. O Sino de Anya. Mulher cega encontra em seu vizinho, um garoto de 12 anos, a amizade e a ajuda para enfrentar a vida.

92. Os Amantes do Pont-Neuf. A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.

93. Os Camelos Também Choram. Da Mongólia, uma camela da a luz a um camelinho albino e rejeita o bebê. Só a música é capaz de fazê-la chorar, para então começar a amamentar a cria.

94. Os Dois Mundos de Charly. Deficiente mental interpretado por Cliff Roberson que levou o Oscar.

95. Os Melhores Anos de Nossas Vidas. Com o fim da II Guerra, três veteranos retornam para casa e enfrentam dificuldades para se reestabelecer à vida cotidiana.

96. Perfume de Mulher. O filme relata a história de um ex-capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo.

97. Por fora/Por dentro. Um homem autista e mudo divide conosco sua profundidade interna. Uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores.

98. Por uma noite apenas. As dificuldades de portadores de deficiência em comunidades gays. Nesta comunidade em que a beleza física é ultra valorizada, qual é o lugar das pessoas que não se enquadram no padrão?

99. Prisioneiros do Silêncio. Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.

100. Prova de capacidade. Jacob Baldwin, com paralisia cerebral, parte para uma “Prova de Capacidade” – quatro anos e meio pelas estradas da Austrália a 8 km/h numa cadeira de rodas motorizada.

101. Quando o amor é cego. A paquera e as relações amorosas do ponto de vista de homens e mulheres cegos que estão a procura do amor. Confronto com nossos preconceitos acerca da atração visual no amor.

102. Quando Tudo Começa. Filme francês de um diretor de uma escola infantil que se envolve com os problemas locais de sua comunidade e luta com o governo pelo direito de todos na escola.

103. Querida Perla.. Perla é atriz e a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz.

104. Rain Man. Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.

105. Rajadas de Fogo. Três ladrões – sendo um usuário de cadeira de rodas -, decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Rivera Francesa, mas nem tudo sai como esperavam.

106. Ratos e Homens. George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.

107. Ray. Jamie Foxx está entre os candidatos a melhor ator no Oscar por seu impressionante retrato do cego Ray Charles.

108. Refrigerator Mothers. História de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais.

109. Rei Coragem. História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua trajetória até ser consagrado como um artista plástico.

110. Rodando. Programa pirata colocado no ar no lugar de um noticiário da madrugada; Visão surreal de como poderiam ser os noticiários no ano de 2010. As pessoas não estão apenas fazendo as notícias, mas também quebrando paradigmas.

111. Sem Desculpas. Alan, nasce com sérios problemas cerebrais e é levado para uma instituição para pessoas com retardo mental. Sua irmã reconstrói o passado, vencendo a insegurança e possibilitando um encontro novo e único entre eles.

112. Sem Medo da Vida. Uma avó e seu neto com síndrome de Down, aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante.

113. Sempre Amigos. A história da amizade dois meninos, um super dotado e com distrofia muscular e o outro grande, com comprometimento intelectual e sem amigos.

114. Simples Como Amar. Carla, uma jovem com deficiência mental, depois de anos em escola especial muda para uma escola inclusiva. Conhece Dany, também com deficiência mental, porém independente, que trabalha e mora sozinha.

115. Só Resta a Lembrança. Arthur Kennedy faz um soldado que perde a visão.

116. Sobre o amor. Em uma escola para portadores de deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre suas vidas, especialmente sobre namoro e amor.

117. Somos da PHAMALY. Retrato de três membros da Liga Amadora de Atores de Musicais Portadores de Deficiência Física, destacando sua força e coragem para a montagem de uma peça.

118. Sonata de Outono. A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas com uma doença neurológica degenerativa.

119. Sonhando Acordado. Uma oração de reconciliação que coloca lado-a-lado dançarinos portadores de deficiência e um narrador sentado em sua cadeira de rodas.

120. Testemunha do Silêncio. Menino com autismo e sua irmã testemunham assassinato de seus pais.

121. Thalassa. A história de Thalassa, uma menina de nove anos de idade, que nasceu com uma lesão cerebral e que, graças ao esforço de seus pais, consegue levar uma vida ativa e feliz.

122. The Unconquered – Life of Helen Keller. Oscar de melhor documentário.

123. Tudo pela Vida. Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.

124. Um toque de cor. O pintor Terry Jackson reestrutura sua vida e sua técnica de pintura ao adquirir deficiência visual. Sua arte reflete a mudança e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão.

125. Uma criança diferente. Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia até que sua família descobre que ele é “diferente”: Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica?

126. Uma Janela para o Céu. História de uma esquiadora que fica paraplégica em um acidente numa competição, tornando-se professora e lutando pelo seu amor.

127. Uma Lição de Amor. Pai com deficiência mental luta na justiça pela guarda da filha.

128. Uma Razão para Viver Por um diagnóstico equivocado, pessoa com paralisia cerebral é enviada a instituição para doentes mentais. Uma professora descobre o erro e tenta repará-lo.

129. Uma Segunda Chance. Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.

130. Uma vida para viver. Crianças com deficiência visual, preparadas por seus professores para uma vida independente, falam sobre o que querem ser quando crescerem e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para elas.

DESENHOS

1. Procurando Nemo. Fala da superação de um peixinho que tem uma nadadeirinha defeituosa.

2. Dumbo. Conta a história de um elefante diferente.

DOCUMENTÁRIOS

1. Do Luto à Luta. De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com síndrome de Down. Mostra diversos adultos com síndrome de Down e suas impressões sobre a vida.

2. Janela da Alma. Dezenove pessoas com deficiência visual contam como se vêem, como vêem os outros e como se relacionam com o mundo.

3. King Gimp. Vencedor do Oscar, este documentário retrata a vida de uma pessoa com paralisia cerebral.

4. Refrigerator Mothers. História de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais.

COMERCIAIS

1. Comercial francês da pessoa normal num mundo adaptado para deficiente
http://www.ad-awards.com/inc/video.swf?id=104

2. Cinco campanhas institucionais para TV do Instituto.Meta Social: Pianista (1996); Carrossel (1998) – DM9DDB; Garçonete (2002)- GionanniFCB; Adolescente(2003)- GiovanniFCB; Diferenças (2005) – GiovanniFCB;

CLIP

Clip do Garth Brooks música Standing Outside the Fire, onde o protagonista é um menino com síndrome de Down, é muito legal e fala muito de inclusão.

CURTAS

1. Ilha das Flores. Mostra a pobreza, o lixo, e a falta de inclusão social

2. Tony Melendez. Documentário sobre o violonista sem braços
http://www.gracers.com/re052005B.htm

Filmes sobre Altas Habilidades/Superdotação: AH/SD

A Excêntrica Família de Antonia.

Matilda

A Pequena Espiã

Lances Inocentes

A família Tenaumam

Billy Elliot

Prenda-me se for Capaz

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestPrint this pageEmail this to someone